Raquel Stein e Christina Xavier terminaram bem a segunda etapa do Sertões, disputada de Unaí a Januária, em Minas Gerais, na segunda-feira, 28. A bordo do UTV #387 da Equipe FIA Girls on Track Brasil, elas largaram da 27ª posição no geral e 2ª na categoria SSV CBA, e terminaram em 2º lugar na categoria e em 35º na classificação geral.
Elas percorreram o total de 416 km, dos quais 301 km cronometrados da especial mais longa, e umas das três mais difíceis, desta edição. O roteiro começou por estradas rápidas entre fazendas, teve uns 100 km de serra. Após o reabastecimento, mudou para rotas mais travadas, por estradas estreitas e sinuosas de areia, para chegar à parte final em caminhos entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial (sem estrada, com muita dificuldade, conhecido como quebradeira).
Obstáculos – “O dia foi animal, dia de rally completo. A gente começou a especial, acelerando muito, mas, aos 50 km, comecei a sentir o carro puxando, olhamos, não conseguimos descobrir o que era, e seguimos. Na parada para reabastecimento também não conseguimos identificar nada. Na segunda parte, a gente estava igual a moto, sambando no areião, e aí entramos em um rio cheio de pedra”, relata Raquel Stein.
Quando saíram da água, ela e Chris Xavier viram fumaça. Era a roda dianteira esquerda partida ao meio com o freio pendurado e esguichando fluido. O macaco não colaborou, mas elas acabaram por conseguir trocar a roda, em uns 40 minutos paradas. Depois, rodaram 150 km da especial e o pequeno trecho de deslocamento final sem freio. Mas a segunda etapa acabou bem para elas, apesar dos perrengues que enfrentaram.
“A gente está muito contente. O carro estava muito bom até a roda quebrar. A Chris navegou perfeitamente. E eu fiquei muito feliz com minha pilotagem. Se você não quebrar nada do seu carro no rally todo, você não viveu. A prova foi ótima e a segunda parte da especial foi incrível! Agora é arrumar a roda, amanhã tem mais, e é pau!”, completa Raquel Stein.
A navegadora Christina Xavier também concluiu a prova da segunda-feira muito animada: “Agora é hora de se concentrar para avançarmos posições na terceira etapa, antes do início das etapas maratona, sem apoio mecânico entre elas. Então, vamos manter o foco para concluirmos a terça-feira em ritmo bom e com ótimo resultado".
Sintonia e sinergia – A jornada da Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) no Sertões começou com percalços decorrentes de vazamento de combustível que, no sábado, 26, encerrou o prólogo antecipadamente, e de desativação da bomba de combustível depois de percorridos 111 km da especial da primeira etapa, de Goiânia a Unaí (MG), no domingo, 27.
“O rally teve seus desafios iniciais para nós, mas a gente está vencendo a cada dia esses desafios, melhorando o carro, completando prova, a Raquel e a Chris Xavier em sintonia. Nós vemos possibilidade de crescimento, de evolução durante o rally. Tudo está caminhando a cada dia melhor. Estamos torcendo de longe pelo sucesso delas”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) – e comandante da FIA Girls on Track Brasil.
A engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e da FIA GOT BR, está entusiasmada com o entrosamento de toda a equipe: “Para mim, esse é o maior desafio. A Equipe FIA GOT BR tem respaldo da MSL Motorsport, com o carro, a pilota e apoio na mecânica, e da RMattheis Off Road, que treinou nossa engenheira Bárbara Sanglard, e compartilha a chefe de equipe Camila Mattheis conosco. A sinergia entre todo mundo está a cada dia mais afinada. Estou feliz pelo resultado desta segunda-feira”.
Próxima etapa – Nesta terça-feira, 29, a terceira etapa será realizada entre Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), com deslocamento inicial de 80 km, especial de 290 km, e deslocamento final de 64 km.
Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB, da Porto, da Atvos, da Volda e da ODD. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol, da MSL Motorsports, da Polaris, da Sparco, do Sertões e da Leatt. A equipe corre com UTV Polaris e usa etanol da Atvos.
Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.
Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC; e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, só para mulheres de todas as idades, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA. E no dia 26 a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally off-road das Américas.
Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.
Siga no Instagram
CFA: @cfabrasil
Camila Mattheis: @camidechichimattheis
Raquel Stein: @raquelsteinoficial
Christina Xavier: @xrisbx
Bárbara Sanglard: @barbmsanglard
Ana Cristina da Silva: @anacristinamatic
MSL Motorsports: @msl_motorsport_team
RMattheis Off-Road: @equipermattheis
Sertões: @sertoes
CBA: @cba_oficial
CFA/FIA GOT BR
EC PRESS
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
(13) 99644-0628 com WhatsApp
contato@estelacraveiro.com.br
www.estelacraveiro.com.br@estelacraveirosp
COMUNICAÇÃO CBA
comunicacao@cba.org.br
SALA DE IMPRENSA DA CFA E DO FIA GIRLS ON TRACK BRASIL
RAQUEL STEIN E CHRISTINA XAVIER / MSL MOTORSPORTS
CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br | @sigcombr
Silvana Grezzana Santos | +55 (11) 999.726.966
Finalizando o campeonato com vitórias em Interlagos e nas históricas 100 Milhas Noturnas, piloto da RMattheis foca agora na disputa pelo título do torneio especial da competição com primeira etapa marcada para 21 de setembro
Piloto paulista está preparado para repetir o desempenho da última etapa e lutar pelo título do Campeonato Brasileiro na Challenge.
Dupla da Mitsubishi L200 #307 encara percurso bruto, supera imprevistos e fecha entre os cinco melhores da categoria
Os gaúchos estreantes da Atvos Bioracing/Accert Competições, Hugo (pai) e Fernando (filho) e os irmãos Gabriel e Vitor ocupam agora a 1ª e 3ª posições, respectivamente, na somatória de tempos após três etapas da classe Stock