Capa

MSL Motorsports e BMW Motorrad: juntas no maior rally das Américas

Equipe brasileira é escolhida pela BMW para fornecer o suporte técnico à big trail F 900 GS na estreia histórica da marca no Sertões e terá Tomaz Santos como o piloto, que marcará também a sua primeira participação no evento

10.04.2025  |  897 visualizações

A MSL Motorsports foi selecionada pela BMW Motorrad, divisão de motocicletas do Grupo BMW na Alemanha, para um novo desafio: oferecer suporte técnico e mecânico à moto que marcará a estreia oficial da marca no Sertões, o maior rally das Américas. A parceria estreia na 33ª edição da prova, que será realizada de 26 de julho a 03 de agosto, consolidando a confiança da BMW em uma das equipes mais estruturadas do off-road nacional.

Para marcar seu debute no Sertões, a BMW Motorrad escalou o piloto Tomaz Santos para conduzir a nova F 900 GS, modelo da categoria “big trail”, pelas trilhas e desafios do sertão brasileiro. A MSL Motorsports, reconhecida por sua expertise no fora de estrada nacional e internacional, foi o time de competição escolhido para oferecer o suporte técnico da motocicleta ao longo da competição.

Tomaz Santos, gaúcho de Vacaria radicado em Itapema (SC), integrou a equipe brasileira que disputou a última edição do “BMW GS Trophy”, competição da própria BMW Motorrad que acontece a cada dois anos, e cruzou a chegada em terceiro lugar, na Namíbia, ano passado.

“Espero um grande desafio. Sei que não é uma prova fácil, mas estou me preparando e organizando o equipamento da melhor forma. Minhas expectativas são as melhores”, declara Tomaz.

“É uma grande responsabilidade colocar a marca de volta no cenário internacional, estreando na mais tradicional prova fora de estrada das Américas, em uma moto incrível que é a F900, desenvolvida com o propósito de alta performance. Nossa missão é entregar o conjunto na rampa de chegada e mostrar o quanto é forte e acertada”, confessa o piloto de 36 anos, campeão do Rally Transparaná.

Já pensando no prólogo que definirá a ordem de largada da primeira etapa, Tomaz defende: “vamos estudar a pista e buscar uma colocação intermediária”.

A moto BMW terá um apoio na preparação da divisão da BMW Motorrad MSport juntamente com à estrutura logística e mecânica da MSL Motorsports. “Quem estará a frente é Sérgio Fossa, brasileiro, e que foi um dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do projeto F900gs. Ele trabalhou mais de cinco anos no desenvolvimento dessa moto”, concluiu.

 

A máquina

Será a primeira vez que a BMW F900 será colocada à prova em um rally. A máquina pesa 219 quilos e possui motor de quatro tempos, bicilíndrico em linha com arrefecimento a líquido. Com 895 cilindradas, entrega 105 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 92 Nm a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de seis marchas, com tração a corrente. A moto conta ainda com sistema de freios ABS – disco duplo de 320 mm de diâmetro com pinças de quatro pistões na dianteira e disco simples de 265 mm com pinça de dois pistões na traseira –, suspensão composta por garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga na frente e mono amortecedor na traseira, tanque com capacidade para 15 litros e consumo médio de 4,1 L/100 km. A F900 mede 2,25 metros de comprimento, 1,3 metro de altura, 88 centímetros de largura e apresenta 1,57 metros de distância entre eixos.

 

O desafio

Em 2025, o Sertões continuará sua tradição de 33 anos de muitos desafios técnicos para competidores e suas máquinas. O roteiro contará com longas especiais cronometradas e deslocamentos, além das etapas “maratona”, onde pilotos e navegadores não poderão contar com o apoio técnico de suas equipes para reparos e manutenção.

A organização do rally raid (antigo cross country) ainda não anunciou o roteiro deste ano, com largada em Goiânia (GO) anunciada nesta quinta-feira (17), recebendo o evento pela 17ª vez, e a chegada, no dia 3 de agosto, será no litoral alagoano, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.

 

A equipe

A MSL é uma equipe mista de rally com mais de 16 anos de experiência. Seus integrantes competem em motos, SSV e carros.

Foi fundada a partir da empresa MSL Corporate, especializada em logística. A frente Motorsports criou um nome de respeito no rally brasileiro e mundial já tendo passagens por provas nacionais e internacionais como Dakar (Arábia Saudita), Baja 500 (México); Portalegre (Portugal); Aragon (Espanha); Maroc (Marrocos); SAAR (Argentina); Sertões (Brasil) e Mit Cup (Brasil).

A MSL Motorsports é patrocinada pela MSL Corporate, Leatt e Castrol, com apoio da Sparco.

 

EQUIPE MSL MOTORSPORTS

 

MOTO - CBM

Piloto – Tomaz Santos (Estreante no Sertões)

Categoria – Moto 1

Veículo – BMW F900 GS

 

Mais informações da equipe:

Instagram: @msl_motorsport_team

Piloto: @tomazgsrider | @tomaz_andre_santos

 

Consultoria de Comunicação da MSL Motorsports

SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br

Silvana Grezzana Santos | Josi Castro | Regina Cusin (11) 999.726.966

www.sigcomunicacao.com.br

Leia também...
31.03.2025

Piloto terá a companhia de Bernardo Schafer Andrade na navegação entre os SSVs na maior competição fora de estrada das Américas, que acontece de 26 de julho a 03 de agosto

27.03.2025

Prova será um grande teste de habilidade e navegação dando sequência ao principal objetivo que é a sua estreia no rally dos Sertões em julho

16.03.2025

As duas primeiras etapas válidas para a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Baja contou com mais de 300 km. A equipe esteve representada por Raquel Stein, entre as motos, e Gunter Hinkelmann, nos UTVs.

13.03.2025

Raquel Stein estreará a KTM350 na MT2 focada em manter um bom ritmo. Gunter Hinkelmann buscará o lugar mais alto no pódio entre os UTVs. Equipe disputa o tradicional rally neste final de semana, no interior paulista