O piloto Jorge Martelli, atual campeão do campeonato brasileiro na categoria Challenge, tem à sua frente o maior desafio desta temporada, de 14 a 17 de novembro, em Curvelo (MG). Isto porque a NASCAR Brasil Series define quem serão os pilotos campeões na geral e na classe Challenge do disputadíssimo Overall, campeonato que soma pontos das seis etapas do campeonato nacional e das duas etapas Special Edition.
Caso vença a etapa Special Edition / #Ovaltrack, no próximo dia 17, o piloto irá para os Estados Unidos, onde serão premiados os campeões americanos e de várias partes do mundo como a NASCAR Canadá, NASCAR México e NASCAR Whelen Euro Series. A condecoração será realizada em Charlotte, Carolina do Norte, cidade conhecida como o "coração" da NASCAR, que tem seu quartel-general na região metropolitana.
A cerimônia de premiação será realizada dia 21 de novembro, com direito a ensaio prévio e tapete vermelho, no NASCAR Convention Center. Na noite do dia 22, durante o banquete da NASCAR CUP, os campeões serão reconhecidos no palco, onde novamente celebridades do automobilismo mundial estarão reunidas.
Mas antes do catarinense de Chapecó (SC), que agora mora em Tapurah (MT), pensar na premiação, será necessário vencer mais uma vez a disputa com o atual líder do Overall na Challenge, Victor Andrade. Martelli está a 46 pontos de diferença do oponente, e as corridas em Curvelo somam 75 pontos.
Os dois travaram um “duelo” bonito de ver no mês passado, na definição do campeonato nacional da NASCAR Brasil Series 2024, no Rio Grande do Sul. Martelli, com o Chevrolet #87 da Reviv Race Engineering, levou a melhor e abocanhou o título de campeão da temporada. “Na final do Overall vamos repetir a disputa. Como sempre digo, vou com a ‘gana’ de vitória atrás deste segundo título, e espero viver a experiência de participar da cerimônia de premiação com os melhores pilotos mundiais da NASCAR”, garantiu.
Além da adrenalina típica de final de temporada, a #Ovaltrack tem um adicional histórico: a etapa marcará a inauguração do mais recente autódromo oval do país. A nova pista de Curvelo foi construída com foco nos padrões americanos da NASCAR: tem ¾ de milha (1.250 metros) de extensão, é oval e tem inclinação de 16% em uma das curvas. Isto muda todo estilo de pilotagem aos quais os pilotos brasileiros da NASCAR estão acostumados, pois os carros andam mais lado a lado, dificultando as ultrapassagens e aumentando os pontos cegos.
Dessa forma, o desgaste das máquinas é diferente, já que os ajustes de suspensões, distribuição de peso, pressão dos pneus precisarão ser regulados para facilitar que o carro a vire sempre para o mesmo lado, diferente dos circuitos mistos, com curvas para direita e esquerda.
Martelli está ansioso para esta estreia no circuito oval. “As expectativas são as melhores possíveis, pensando na corrida desse ano em Goiânia (GO), no circuito semi-oval, onde tive um ótimo desempenho e ganhei no geral. Quero repetir esse resultado em Curvelo”, disse.
Jorge Martelli conta o patrocínio de Ellix Safras e Ferticel, co-patrocínio de Moinho Martelli, Fazenda Martelli, Presoto e apoio de Aliris, Academia Boddy Life, Bear, Agro Baggio e Serrana Aviação.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA #OVALTRACK – GRANDE FINAL DE 2024 EM CURVELO/MG
Sexta-feira, 15 de Novembro
09h40 às 10h00 - Treino oficial 1 (máximo 24 voltas) - (Unnika/Maxon)
10h05 às 10h25 - Treino oficial 1 (máximo 24 voltas) - (Reviv/Singus)
12h40 às 13h00 - Treino oficial 2 (máximo 24 voltas) - (Unnika/Maxon)
13h05 às 13h25 - Treino oficial 2 (máximo 24 voltas) - (Reviv/Singus)
13h35 às 13h55 - Treino oficial 3 (máximo 24 voltas) - (Unnika/Maxon)
14h00 às 14h20 - Treino oficial 3 (máximo 24 voltas) - (Reviv/Singus)
16h30 às 16h50 - Treino oficial 4 (máximo de 24 voltas) - (Unnika/Maxon)
17h00 às 17h20 - Treino oficial 4 (máximo de 24 voltas) - (Reviv/Singus)
Sábado, 16 de Novembro
11h15 às 12h15 - Classificação - três voltas rápidas
14h45 às 15h05 - Corrida 1 (NASCAR Brasil)
15h15 às 15h35 - Corrida 2 (NASCAR Challenge)
Domingo, 17 de Novembro
08h00 às 08h10 – Warm-up
10h30 às 10h45 – Desfile de caminhões especiais
10h30 às 11h30 – Visitação aos boxes
11h00 às 11h30 – Desafio dos Elétricos - Oval
11h30 - Desfile de pilotos
12h40 - Box aberto carros em 45 no grid
13h00 – Box fechado
13h00 às 13h30 – Grid Walk (Camarotes e Paddock)
13h20 – Hino Nacional
13h22 às 13h35 – Show aéreo
13h40 – Placa de 5 minutos
13h45 – Volta de apresentação
13h46 – Largada 30 min + 1 volta
14h47 – Chegada
14h20 às 14h45 – Victory lane/pódio
15h00 – Cerimônia de premiação no HC NASCAR Brasil
15h00 às 16h00 - Volta rápida NASCAR Brasil e GM
Confira a classificação da categoria Challenge nas disputas do Overall e do Special Edition até agora na NASCAR Brasil:
OVERALL - CATEGORIA CHALLENGE
SPECIAL EDITION - CATEGORIA CHALLENGE
Confira os locais e datas da NASCAR Brasil 2024:
Etapa 1 – 17 de Março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 14 de Abril – Goiânia (GO)
Etapa 3 – 11 de Maio – Londrina (PR) – #nightchallenge
Etapa 4 – 16 de Junho – Potenza (MG) – #inverserace
Etapa 5 – 04 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP) *
Etapa 6 – 01 de Setembro – Cascavel (PR) – #100miles
Etapa 7 – 13 de outubro – Tarumã (RS) – #matchpoint
Etapa 8 – 17 de novembro – Curvelo (MG) – #ovaltrack*
* Special Edition
Mais informações:
Instagram: @jorgemartelli_87
Consultoria e Assessoria de Comunicação
SiG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | (11) 99972-6966
Com adaptação desafiadora no primeiro circuito oval do país, piloto da Reviv Race Engineering finaliza a temporada com pódios em dois campeonatos da NASCAR Brasil Series
Piloto da Race Engineering Team batalhou para manter a liderança do campeonato, em prova com pódio indefinido até a última volta da disputa. E o critério de desempate por números de vitórias garantiu a conquista inédita na carreira.
Com 31 pontos de vantagem, atual líder da Challenge encara a etapa no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, onde 75 pontos podem mudar o destino do campeonato. As duas corridas decisivas serão no dia 13 de outubro
Piloto do carro #87 faz história, liderando entre a categoria Challenge e garantindo segundo lugar no pódio geral da primeira edição brasileira das #100 Milhas