Portalegre, Portugal - “Prova dura, muito dura”, afirma Gunter Hinkelmann, piloto da Rally MSL, equipe brasileira que encerrou neste sábado (28) a participação no Rally Baja Portalegre 500, prova disputada em Portugal. A 37ª edição, uma das principais provas da modalidade de Portugal e da Europa, foi disputada no Alentejo, ao sul de Portugal, entre os dias 26 a 28 de outubro.
Gunter Hinkelmann e Fabrício Bianchini abriram a disputa de 67 quilômetros com excelente resultado, um 4º lugar no prólogo e um 2º lugar na especial, dentro da categoria T8 do Campeonato Nacional de Todo-Terreno (CNTT), garantindo no acumulado a 3º posição entre os carros inscritos. Já na prova final realizada neste sábado, 28 de outubro, um incidente tira a dupla de ficar no top-3.
“Pessoalmente, não esperava que este rally fosse tão pesado. Em tudo que já presenciei na carreira no off-road, nunca vi algo assim. Aqui, neste estilo de competição, é o extremo dos desafios, como buracos e valas (facões). Somado a isso, encontramos um clima adverso, com chuva, sol e frio, e bons trechos com lama”, descreveu Hinkelmann. "E um grande e caloroso público prestigiou o evento", contou.
Este sábado (28) contou com duas especiais. Na primeira, de 184,37 quilômetros, os brasileiros não chegaram ao final. A segunda bateria do dia seria de 189,16 quilômetros. “No primeiro dia fomos bem, estava tudo certo e o carro ótimo. Mas hoje, infelizmente, sofremos uma intercorrência. Vínhamos rápidos e estávamos disputando dentro das três primeiras posições com dois outros carros que alternavam esses lugares. Demos uma escapada, caímos na lama e batemos, atingindo em cheio uma árvore. Verificamos que afetou o radiador e, por isso, não tinha como voltar para a competição”, contou o piloto.
O navegador Fabrício Bianchini destacou que um erro de planilha, causado por mudanças de última hora influiram no acidente que tirou a dupla da disputa. “Temos que levar em consideração também um corte de planilha, foi tirado um trecho da prova e nós tivemos que deslocar 21 quilômetros de asfalto. Onde batemos era um novo percurso, feito de última hora. Então essa árvore no caminho, era perigosa e não estava sinalizada na planilha”, apontou.
O roteiro do Baja Portugal 500 2023 contou com aproximadamente 440 quilômetros de extensão. Nos dois dias de disputas participam mais de 400 competidores, oriundos de 20 países, distribuídos pelas categorias de Carros (112 inscritos), Motos (94), Quadriciclos (34), SSV (79), Promoção / Hobby (59) e Mini Baja (25).
Gunter e Fabrício estiveram no comando do Mitsubishi ASX (modificado), composto por chassi tubular, motor BMW 3.4, de 350cv e 16 válvulas, câmbio Sadev, com transmissão de seis marchas e sistema de tração eletrônica 4WD, preparado pela equipe SGS Car Racing.
A MSL Rally é patrocinada pela MSL Corporate e conta com apoio de Sparco e Motul.
Resultados completos: https://clasif.anube.es/gen/?rallyId=117
Mais informações da equipe:
Instagram: @rally_msl
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