Um grid formado por pelo menos 50 carros é aguardado para compor nos dias 11 e 12 de fevereiro, no autódromo paulista de Interlagos, o grid da primeira etapa da Gold Turismo na temporada de 2023. Criada no ano passado, a categoria abre espaço para os carros que deram base ao automobilismo de turismo no Brasil durante as três últimas décadas, com motores 1.6 e de modelos de produção em série.
Dos 35 carros inscritos até o momento, sete integram a classe Pro, 12 estão na Super, cinco na Master e outros 11 na Light. “Aqui consideramos apenas os pilotos que já têm suas inscrições efetivamente confirmadas. Existe uma lista de pelo menos mais 20 nomes que manifestam intenção de participação na etapa de Interlagos”, revela o jornalista e narrador Luc Monteiro, organizador da Gold Turismo.
As etapas da Gold Turismo serão desenvolvidas em autódromos de três estados. São Paulo receberá a primeira, em Interlagos, e a quinta, dia 10 de setembro no Velocitta, em Mogi Guaçu. O Rio Grande do Sul terá a segunda e a quarta, nos dias 15 de abril em Guaporé é 22 de julho em Viamão. As etapas paranaenses estão confirmadas para Londrina, no dia 10 de junho, e Cascavel, no dia 15 de outubro.
Cada etapa da Gold Turismo será composta por quatro corridas curtas, de 20 minutos. “Nosso regulamento prevê três formatos diferentes, e a cada etapa podemos adotar um deles”, segundo explica Luc Monteiro. Todas as corridas terão transmissão ao vivo na internet. As etapas também serão exibidas em videoteipe pelo BandSports, canal de programação esportiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
A Gold Turismo teve três títulos de pilotos do Paraná em 2022. Luc Monteiro, de Cascavel, conquistou o título da classe Pro defendendo as equipes Mamba Negra e HT Guerra. Kadu Silva, de Londrina, foi campeão da Master pela Cesinha Competições. Chris Pampuch, de São José dos Pinhais, ficou com a taça na Light. A Super teve título do catarinense Rafael Possenti, de Videira, pela Roger Preparações.
GOLD TURISMO 2023 - ETAPA DE INTERLAGOS
(Relação de inscritos para abertura da temporada)
1 - Adriano Barbosa (VW Gol/Sussego Motorsports), Super
7 - Toninho Espolador (VW Gol/STR Motors), Master
22 - Gilberto Silva (VW Gol/Regicar), Master
34 - Ivécio Almeida (VW Gol/FC Motorsport), Light
35 - Artur Bailo (VW Gol/Bailo Racing), Light
36 - Osvaldo Queiroz (GM Corsa/Arias Motorsport), Super
44 - Dudu Moratelli (VW Gol/Cacá Competições), Super
54 - Fabrício Lançoni (carro e equipe a definir), Super
55 - Emerson Szwed (VW Gol/FC Motorsport), Light
59 - Luiz Marchezi (VW Gol/Marchezi Racing), Master
64 - Lorenzo Massaro/Edson Massaro (Renault Clio/Masso Sports), Pro
77 - Rafael Arruda (VW Gol/Arias Motorsport), Super
80 - Israel Reis (VW Gol/Nino Racing), Light
84 - Cido Morais (VW Gol/Sete Motorsport), Pro
88 - Rodrigo Sartori (VW Gol/MIG Motorsports), Light
91 - Hugo Netto (GM Corsa/Arias Motorsport), Super
111 - Marcelo Andrade/Felipe Lobo (Ford Ka/MD7 Motorsport), Pro
113 - Kadu Silva (VW Gol/Cesinha Competições), Master
117 - Emerson Grochoski/Léo Grochoski (VW Gol/MKS Dinamômetros), Pro
132 - Gefferson de Lima (VW Gol/RB Motorsport), Pro
136 - Chris Pampuch (VW Gol/Pamputerra-RB Motorsport), Light
150 - Newton Andrade/Gabriel Schubert (Peugeot 206/AS Racing SRK), Super
168 - Vithor Colodel (VW Gol/Colodel Racing), Light
171 - Alexandre Souza (Ford Fiesta/equipe a definir), Pro
197 - Guilherme Ragnini (VW Gol/MIG Motorsports), Super
207 - Marcos Silva Ramos (Peugeot 207/Cordova Motorsport), Master
212 - Rafael Possenti/Rafael Balestrin (VW Gol/Roger Preparações), Pro
219 - Lego Tozzo (VW Gol/Porthack Suspension), Light
222 - Eduardo de Paula (VW Gol/Scuderia Racing), Light
295 - Maurício Ambrósio (VW Gol/Sussego Motorsports), Super
333 - Rafael de Paula (VW Gol/Scuderia Racing), Light
707 - Fernando Toffol/Rafael Salido (Ford Ka/Brazzo Motorsport), Super
738 - Iwan Junior (VW Gol/IX Motors-SR Competições), Light
777 - Matheus Futsuki/Raphael Futsuki (VW Gol/Cesinha Competições), Super
899 - Adriano Martins (VW Gol/AVM Racing-Regicar), Super
Segunda etapa da temporada tem suas quatro corridas confirmadas para dia 30 de maio no Autódromo José Carlos Pace
Campeão interestadual de 2024 terá como prêmio custeio das taxas de inscrição para disputar título brasileiro no grid dos carros mais vendidos do país
Corridas da categoria Pro destacaram revezamento dos primeiros lugares entre carros das marcas Chevrolet, Ford, Renault e Volkswagen
Luc Monteiro, na categoria Pro, Rafael Possenti, na Super, Toninho Espolador, na Master, Chris Pampuch, na Light, são os líderes do campeonato