Murça (Portugal) – Helena Soares fez sua estreia em competições internacionais no mais alto estilo. Com o convite da SGS Car Racing, a piloto finalizou a Baja TT Norte de Portugal na 12ª posição na geral dos carros e em quinto lugar na categoria T3. Um resultado expressivo para quem fez sua primeira disputa a bordo de um UTV, o BRP Can-Am Herrador Maverick X3, preparado pela equipe portuguesa e todo estilizado em cor-de-rosa. Ao lado do navegador português, Arnaldo Coutinho, Helena completou os aproximados 314 quilômetros de trechos especiais totalizando 05h11min07s.
Única mulher no grid e apenas ela como representante do Brasil, Helena surpreendeu a todos e a si mesma. “Ninguém esperava tanto assim de mim. Larguei da 28ª posição, na primeira especial galguei 10 posições na geral e na segunda subi mais duas. No segundo dia, terminamos em 12º. O carro chegou inteiro, não teve problemas, nem avarias, e isto pra mim foi o mais satisfatório. Quero agradecer à SGS Car Racing, que me entregou um carro muito bem preparado. Acredito que 70% do meu resultado são pela competência deles, com certeza”, afirma Helena Soares.
Sobre a sua primeira experiência em um UTV, depois de mais de 15 anos de off-road em picapes, Soares foi incisiva. “Realmente foi um desafio, porque o comportamento da UTV é completamente diferente do da picape. Porém, permite arriscar mais, tem amplitude de visão melhor leitura de terrenos. E por ser um carro construído em cima de um chassi, é mais confiável, mas mais lento”, compara.
Debutando em solo europeu, Helena também contou sobre os obstáculos e perrengues que enfrentou nas quatro especiais da competição. “Foi uma ótima experiência. Fiz um prólogo muito conservador, para melhor conhecer o carro. Aquele foi meu segundo contato com o equipamento e, por isso, não quis arriscar. No primeiro dia, tive alguns errinhos de pilotagem e outros de navegação, mas nada comprometedor. As especiais foram bem difíceis e perigosas, com muitas pedras, poeira e fesh-fesh, com estradas sinuosas e estreitas. Neste domingo, o terreno estava mais judiado, com alguns facões, mas conseguimos desenvolver um bom ritmo e diminuir nosso tempo em relação ao dia anterior, mesmo estando de tanque cheio. Mas estou satisfeita. Fiz uma prova limpa, com pilotagem segura, com bom resultado e chegamos inteiros. Estou bem feliz”, conta a piloto.
Outro ponto destacado pela competidora foi ter a parceria com o navegador Arnaldo Coutinho. “Foi minha primeira vez com ele, então é normal que a afinação entre piloto e navegador demore a acontecer. Por outro lado, eu não estava habituada a ouvir as marcações cantadas em português europeu. O sotaque atrapalhou um pouco. Mas, mesmo assim, ele deu o sangue, soube me conduzir e chegamos nesse resultado, que é mérito dele também”, aponta.
O Baja TT Norte de Portugal, em seus dois dias de competições, passou pelas regiões de Murça e Valapaços, no distrito de Vila Real, na região do Douro. As especiais percorreram terrenos com características de piso seco e duro, alternando trechos sinuosos com erosões, pedras e lajes, em estradas estreitas, com provas bem travadas. Ao todo, teve um total aproximado de 314 quilômetros de trechos cronometrados, divididos entre o Prólogo de sábado (8), com cerca de sete quilômetros, seguido pelos Setores Seletivos (SS) 1 e 2, cujos trechos se repetiram nos SS3 e SS4, disputados neste domingo (9).
Helena Soares recebe o patrocínio da Dual Pont e Consigáz, além de contar com o apoio da Natural Racing e Sparco.
Sobre Helena Soares
Considerada a “musa do rally”, Helena Soares, começou pilotando em provas de regularidade em 2006 e passou para as provas de velocidade em 2010, sendo considerada uma das mulheres pioneiras da modalidade. Tem acumuladas 13 participações no Rally dos Sertões – foi vice-campeã brasileira em 2013 e subiu ao pódio por três anos consecutivos no maior rally das Américas – e outras 10 vezes na Mitsubishi Cup. É advogada, mãe de três filhos, entre eles João Rosate, ex-piloto da Stock Car Light e GT Sprint Race.
Mais informações da piloto:
Facebook: @helenasoarespiloto
Instagram: @helenarally
-
Sobre a SGS Car Racing
Instalada no distrito de Setubal, a SGS Car Racing atua com aluguel e preparação de veículos de corrida fora de estrada, majoritariamente ligada com a modalidade de todo-o-terreno (cross country), nas categorias auto, SSV (UTV) e moto, além de venda de peças e acessórios. Seus veículos estiveram presentes em competições nacionais portuguesas e europeias.
-
Mais informações da equipe:
Facebook: @sgscarracing
Instagram: @sgs_car_racing
Site: https://www.sgs-car.pt/33/racing
-
Consultoria de Comunicação e Assessoria
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos/ Josi Castro | (11) 999.726.966
www.sigcomunicacao.com.br
Única brasileira no grid, a convite da SGS Car Racing, compete pela primeira vez em um UTV (SSV), depois de uma carreira consolidada na sua tradicional picape rosa, em provas de cross country. Evento acontece neste final de semana na região do Douro.
A estreia aconteceu no dia 12 de outubro para 22 episódios e a piloto será uma das atrações do programa para o episódio 4 do canal
A matéria foi realizada pelo Programa Emy
Na segunda-feira (12) a piloto fez testes no caminhão de Roberval Andrade no Autódromo de Curitiba