Rally Cuesta Off Road: Chuva, lama e nevoeiro deram o tom na prova deste sábado
A chuva foi o maior desafio dos competidores neste primeiro dia de disputas
(Luciano Santos/DFotos)
Os UTVs estiveram em maior número no grid entre as categorias
(Doni Castilho/DFotos)
Ramon Sacilotti ficou com a segunda posição
(Nelson Santos Jr./Photo Action)
Richard Amaral foi o mais rápido nos quadriciclos
(Nelson Santos Jr./Photo Action)
Neste domingo (22) acontece a segunda etapa do Rally Cuesta
(Nelson Santos Jr./Photo Action)
Primeiro dia de disputas aconteceu neste sábado (21) e contou pontos para 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Baja. O segundo dia do evento será neste domingo (22)
21.05.2016
|
53 visualizações
O 10º Rally Cuesta Off Road realizou o primeiro dia de prova neste sábado de 21 de maio, na cidade de Botucatu, localizada a 230 quilômetros da capital paulista. Valendo pontos pelas 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Baja, o evento apresentou o melhor da Serra Cuesta aos participantes, que estiveram divididos em 69 veículos das categorias motos, quadriciclos, UTVs e 20 carros, que disputam o pódio da edição 2016 após a segunda prova neste domingo, 22.
Com paisagens exuberantes, o roteiro de 151 quilômetros foi de alto nível técnico. A neblina, a chuva e o frio deram uma característica especial ao certame; também houve trial em plantações de reflorestamento de eucalipto, em meio a terreno liso e com muito barro.
Aqueles que avançaram na classificação
Daniel Costa #106 mostrou tudo o que sabe sobre o rali e conquistou o primeiro lugar na geral entre os competidores de motos, quadriciclos e também na UTVs Super Production. "A prova estava muito dura, o piso estava bem molhado, muita vala e o pneu do carro escorregava bastante. Do início ao fim, tudo foi uma grande novidade e diferente com a chuva em todo o percurso e gostamos do que enfrentamos em etapa do Cuesta. A equipe deixou o carro bem competitivo e agora vai revisar para a amanhã. A estratégia será ir com consciência, usar a cabeça e garantir o título dessa edição", detalhou o piloto de Conceição do Mato Dentro (MG).
Pela categoria Quadriciclos, o piloto Richard Amaral #39 fez bonito e venceu o dia. "A chuva apimentou a disputa. Estou feliz, pois superei todos os obstáculos do trajeto, evitando ao máximo qualquer tipo de erro", comemorou o representante da cidade de Suzano (SP), que foi seguido por Jèrèmy Dubois #35. "A prova foi muito boa, tive alguns problemas com relação ao abastecimento e poupei para economizar até o apoio chegar. Depois me perdi e se foram uns quatro minutos no trecho, mas para a etapa final vou buscar a diferença", comentou o piloto de Taubaté (SP).
Entre os motos, Elias Campideli Folly #25 foi o melhor e levou a vantagem para a disputa da especial deste domingo, 22. "Essa prova estava difícil demais, bem exigente. Sem dúvida, a concentração foi um diferencial para a vitória. O primeiro lugar é uma grande alegria", festejou o piloto.
O veterano e maior vencedor do Rally Cuesta, Ramon Sacilotti #2 garantiu a segunda colocação e ficou em primeiro na sua categoria, a Super Production. "Hoje a especial começou em um trecho inédito, andamos tantas vezes aqui e a organização descobriu mais um pedaço muito bacana, uma serra gostosa e deferente. Infelizmente tivemos a chuva e o frio para atrapalhar um pouco. A neblina foi em um trecho de baixa e optei por ir mais cauteloso,pensando um pouco mais nos pontos do campeonato. A prova estava muito segura e muito bem sinalizada", afirmou o piloto de São José dos Campos (SP).
Na categoria Carros, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin #308 se destacaram entre seus concorrentes. "Largamos com chuva, posso dizer que foi uma das provas mais lisas que já fizemos no Brasil. Ganhamos só por dois segundos, bem apertado a especial", destacou o piloto de Barueri (SP).
A dupla venceu também o Super Prime (traçado de 3.600 metros) realizado apenas para os carros. "Somamos mais 18 segundos na disputa do Super Prime, outra especial e, então abrimos uma vantagem de 20 segundos. Mas, com barro amanhã temos que estar o mais concentrados possível porque é arriscado o tempo inteiro", apontou Reinaldo.
Neste domingo as equipes prometem mais uma prova acirrada na segunda especial de 151 quilômetros. A largada para as motos, quadris e UTVs será às 9 horas e para os carros às 12h, partindo do Ginásio de Esportes Mário Covas. Na sequência, a programação prevê a premiação às 16h30, no Primar Plaza Hotel.
A 10ª edição do Rally Cuesta Off Road é uma realização da Prefeitura Municipal de Botucatu e organização da Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio de Can-Am, Penna Off-road e Primar Hotel. Supervisão da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e da FASP - Federação Paulista de Automobilismo.
Classificação Geral do primeiro dia de disputas (Especial 1 + Super Prime) EXTRA-OFICIAL:
MOTOS
1) 25 Elias Campideli Folly, PDA/1, 2h07min55
2) 2 Ramon Sacilotti, SPR/1, 2h11min20
3) 17 Josemar Ferro, MAR/1, 2h14min17
4) 3 Luiz Fernando Menuzzo, PDA/2, 2h15min47
5) 16 João Paulo Martins, PDA/3, 2h18min03
Francine Rossi (motos) e Kaique Bentivoglio (UTVs) são os campeões da prova válida para 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja que aconteceu neste sábado e domingo, em Botucatu
Entre as primeiras atividades da prova válida para o Brasileiro Baja esteve a montagem dos boxes, vistorias, treino livre opcional (shakedown) e briefing dos competidores. As disputas serão neste sábado e domingo (13 e 14)
Evento é válido para o Campeonato Brasileiro de Rally Baja e a programação começa nesta sexta-feira, 12. As inscrições permanecem abertas no site arenarally.com.br