Neste domingo em São Manuel (SP) foram conhecidos os campeões do IX Rally Rota Sudeste
Gregório Caselani é o campeão nas motos
(Foto: Lucas Carvalho)
Dimas de Melo Pimenta III é o campeão entre os UTVs
(Foto: Lucas Carvalho)
Guilherme Spinelli e Youssef Haddad venceram nos Carros
(Foto: Fernando JS)
Osmar Mendonça Jr. voou baixo e levou o título da prova nos quadriciclos
(Luciano Santos/DFotos)
Jérémy Debois, quadriciclos, é campeão antecipado do Brasileiro de Rally Baja
(Luciano Santos/DFotos)
Ricardo Martins garantiu o título na Geral no Brasileiro de Baja entre as motos
(Doni Castilho/DFotos)
Gregório Caselani Azevedo (motos), Osmar Mendonça Junior (quadris) e Dimas de Melo Pimenta III (UTVs) e Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (carros) faturam o título da nona edição da prova em disputa foi acirrada em todas as categorias
08.11.2015
|
30 visualizações
O cenário para a disputa do IX Rally Rota Sudeste válido para os Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country (10ª e 11ª etapas) e Baja (13ª e 14ª etapas) foram plantações de cana-de-açucar e a exuberante paisagens às margens do rio Tietê e da região de São Manuel, interior paulista. Os competidores superaram uma variedade de obstáculos e terreno diversificado, o trecho teve predominância em areia, muitas lombas, subidas e descidas. Foram aproximadamente 300 quilômetros de percurso nos dois dias, para os carros, motos, quadriciclos, UTVs.
Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, categoria Protótipos T1, venceram os dois dias na classificação geral dos Carros com o tempo de 3h06min38s. "Nós viemos com objetivo mais de treino para o Dakar, andamos num ritmo sem compromisso, não estamos na disputa do campeonato. Uma prova excelente que favoreceu muito a nossa característica, não era uma prova muito repetitiva, com trecho de alta, lombas, curva, areia e tinha de tudo. Nossa estratégia deu certo, vencemos ontem e conseguimos abrir uma margem boa para os concorrentes e hoje deu um probleminha nos últimos quilômetros, mas trouxemos o carro até o final", disse o navegador Youssef Haddad (Mitsubishi Triton).
Nas Motos, o piloto Gregório Caselani Azevedo (Kawasaki KXF 450) ficou satisfeito com o resultado após marcar no acumulado 2h48m29s. "Hoje foi mais um dia espetacular. O Rally Rota Sudeste foi um evento muito bom, bem feito. A especial estava muito gostosa de acelerar e segura também. Acelerei forte nos dois dias e deu para ganhar a prova e levar o campeonato para decisão na próxima e última etapa do ano", contou o piloto de Caxias do Sul/RS.
"Hoje consegui imprimir um ritmo forte de novo, pena que não deu para ganhar e vamos para a próxima buscar o título do campeonato Baja na categoria Super Production", mencionou Ramon Sacilotti (Kawasaki KX 450F).
Entre os Quadriciclos, quem venceu a prova foi Osmar Mendonça Junior (Polaris Scrambler XP 1000), fechou em 3h10m26s. "Estava com uma expectativa muito boa da prova em si e o objetivo era vencer, pois o Geison Belmont estava a dois pontos de diferença e queria garantir ser campeão desta prova para ficar com o vice campeonato, já que o Jérémy Dubois levou o título por antecipação depois de completar o primeiro dia do Rally Rota Sudeste", contou o piloto de Itapoá/SC. "O veículo se comportou muito bem, é resistente e essa era uma prova com muita areia e típica para ele. Correspondeu todas as expectativas", completou Osmar.
Para Dimas de Melo Pimenta III, da modalidade UTV, venceu o segundo dia e no acumulado dos dois dias ficou com 3h00m54s com o veículo Can-Am Maverick Turbo. Ele abriu 18 segundos de vantagem do segundo colocado. "É uma prova bem completa, com diversos tipos de situações off-road, de alta. Prova muito técnica, o carro ajuda, mas é uma prova que diferencia piloto. Ontem tive azar que errei o abastecimento e perdi um minuto nos radares e isso me fez ficar atrás. Hoje o objetivo era consegui tirar a diferença e deu certo. Estou muito feliz!", declarou o piloto de São Paulo/SP. "
Na opinião de José Hélio Rodrigues foi a melhor prova do ano. "Um chão arenoso, a chuva não atrapalhou em nada. A pista estava muito técnica e sem perigo, mas o prazer de pilotar e a beleza prevaleceram", comentou o piloto que garantiu a segunda colocação entre os UTVs e a primeira posição na categoria Super Production.
O grid da competição foi formado por mais de 69 veículos, entre motos, quadriciclos, UTV´s e carros. O parque de apoio das equipes, vistorias, largadas briefings, secretaria de prova, quadro de avisos e cerimônia de premiação e parque fechado estiveram montados no Recinto Mário Covas, em São Manuel (SP).
A nona edição do Rally Rota Sudeste será válida pela 10ª e 11ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (Carros) e 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, com supervisão da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo. A prova conta com o patrocínio da Can-Am, Bike Box e Prefeitura Municipal de São Manuel, através das Secretarias de Esporte e Turismo.
Títulos foram garantidos por Ricardo Martins (Motos) e Guilherme Cysne (UTVs). A prova válida para o Campeonato Brasileiro de Rally Baja completou a 18ª edição
Evento acontece nos dias 05 a 07 de abril, com largada e chegada em São Manuel, no interior paulista. As inscrições podem ser realizadas no www.arenarally.com.br